segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Lançamento - O Livro Vermelho




"Os anos durante os quais me detive nessas imagens interiores constituíram a época mais importante da minha vida. Neles todas as coisas essenciais se decidiram. Foi então que tudo teve início e os detalhes posteriores foram apenas complementos e elucidações. Toda minha atividade ulterior consistiu em elaborar o que jorrava do inconsciente naqueles anos e que inicialmente me inundara: era a matéria-prima para a obra de uma vida inteira."


São estas as palavras de Carl Gustav Jung (1875-1961), escritas em 1957, referindo-se às décadas em que trabalhou no Livro Vermelho, de 1914 a 1930. Embora sua existência fosse conhecida por mais de 80 anos, o Livro Vermelho nunca foi publicado nem tornado acessível ao grande público, o que está sendo feito agora em edição fac-similar completa, com um ensaio contextual e notas do historiador em psicologia e editor-geral da Fundação Filêmon, Sonu Shamdasani.

Debruçar-se sobre o Livro Vermelho torna possível estudar o autoexperimento de Jung, que corresponde ao que ele chamou "confronto com o inconsciente", e compreender a gênese de sua obra posterior.

O Livro Vermelho revela-nos não só uma mente extraordinária em ação, mas também a mão de um artista e calígrafo talentoso. É algo único, tanto em termos de seu lugar no desenvolvimento de Jung quanto como obra de arte. Assim é que, envolvidos nesse espírito de boas-novas, a Editora Vozes, em parceria com o Sizígia - Nucleo de Estudos em Psicologia Analítica e o Labirinto - Laboratório de Individuação e Reintegração da Totalidade, convidam para o lançamento do Livro Vermelho (Liber Novus) de C. G. Jung.

O evento contará com a apresentação do livro por Evaldo Costa (Labirinto) e Farley Valentim (Sizígia).

Data: 27 de Agosto de 2010

Horário: 19 horas

Local: Instituto Gaia - Rua José Vilar, 964, Aldeota, Fortaleza/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário